Meu Cantinho

quinta-feira, setembro 28, 2006

Quem sou eu?


Universidade Federal do Rio grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade-Abordagem Sociocultura e Antropológica A
Escola, Projeto Político Pedagógico e Currículo
Ana Paula Pereira Cardoso
Atividade 1
Pólo de Alvorada

Eu sou AnaPaula Pereira Cardoso, moro em Porto Alegre e trabalho em Alvorada, há 14 anos.
Tenho vários papéis na sociedade: mulher, filha, professora, mãe, aluna, enfim uma cidadã brasileira. Me considero uma pessoa muito feliz, pois tenho uma família maravilhosa e uma profissão gratificante. Vou falar um pouco do EU na família. Sou uma mãe carinhosa, amiga, compreesiva, muito coruja e às vezes estressada. Amo ser mãe do Matheus, uma criança encantadora, meiga, carismática, lindo, tudo de bom. Temos uma ligação muito forte, ele me passa uma energia muito boa que me cativa a cada minuto. Tento mostrar-lhe que devemos lutar por aquilo que queremos, respeitando sempre o próximo. Apesar de ser filho único, não faço todas as vontades. Às vezes exijo muito dele, esquecendo que ele é apenas uma criança. Brincamos, conversamos e contamos hisórias juntos. Agora o tempo ficou curto, pois tenho que dividir com os estudos, já que trabalho 40 horas. Tenho um relacionamento de respeito, compreesão e diálogo com meu marido, dividimos as tarefas domésticas e cuidados com filho. Gosto de passear e curtir a família nos momentos de folga.
Segundo o texto de José Saramago "O conto da ilha dessconhecida" essa é a parte da tripulação, dizendo que todas as ilhas são conhecidas, e esta é a parte da minha vida, É uma ilha conhecida.
Gosto de morar em POA, relaciono-me cordialmente com os vizinhos. Em relação ao mundo, é muito intrigante, pois está em constante transformação, principalmente este ano, ano eleitoral. Às vezes questiono: Qual o futuro do nosso país? E do mundo? A escola tem papel importante, pois é o principal instrumento de transformação do conhecimento, capaz de formar indivíduos críticos e responsáveis na direção de um país consciente e melhor.
Adoro ser professora, ter contatos com as crianças, trocar experiências, saberes e olhares, fortalecendo vínculos afetivos. Ser educadora é emocionante, quando a cada dia notamos o crescimento do aluno, aquela vontade de aprender, falar, ajudar o colega e no final dizer "consegui" "venci". Prezo muito o respeito, conversamos e criamos nossas próprias regras em um ambiente acolhedor.
"O ser humano é uma ilha desconhecida, cheio de ousadias e medos; onde está sempre buscando o novo, o desconhecido, tentando transformar as coisas ao seu redor. Isso ele não consegue sozinho, sempre tem um suporte, um apoio, alguém como a mulher da faxina, que ousou, quando largou o emprego para acompanhar o homem, que também ousou, na busca da ilha desconhecida, enfrentado as dificuldades, que é o mar. O ser humano precisa de uma tripulação forte para alcançar seus objetivos."
Minha maior ousadia é estar estudando, na Ufrgs, enfrentando o computador que eu não domino muito bem, atenção a minha família e casa. Sou ousada quando amanheço e sei que tenho que dar conta de ser uma ótima profissional, mãe e aluna, cumprindo uma jornada de 3 turnos. Me acho ousada também , quando inicia o ano letivo, com 40 alunos em sala de aula, aposto tudo neles, dou o máximo de mim, sou exigente, chegando no fim do ano com um ótimo rendimento deles. Tenho medo de não conseguir dar conta dos estudos, realizar os trabalhos corretamente. Tenho medo de falhar como mãe, professora, esposa, amiga, colega aluna... Tenho medo de não poder ajudar alguém quando me for solicitado. Tenho medo de não atingir meus objetivos. Tenho medo do desconhecido.
Quero dialogar sobre educação, valore, infância.

6 Comments:

Blogger Ana Lucia Alves said...

Ana Paula, sinto pelas tuas palavras que estamos todas no mesmo barco rumo ao desconhecido e por tuas colocações acredito que és capaz de vencer qualquer desafio. Esse conto, serve para nos mostrar como vivemos partindo em direção ao desconhecido e a garra de almejar a vitória sempre. Temos muito em comum e sei que te sairá muito bem. Abraços, Ana Lúcia

9:17 PM  
Blogger Adriana Irigaray said...

Oí Ana, tudo o que nos dâ forças para seguirmos em frente, vem da família, é o maior presente que temos. A família é que nos faz ir em busaca do desconhecido, e vencermos qualquer obstáculos.ótima a tua postagem! Beijos.Adriana

11:59 AM  
Blogger Adriana Irigaray said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

10:26 AM  
Blogger Adriana Irigaray said...

Boa tarde Ana Paula,passei só para lembrar da aula presencial, dia 04/10/2006, as 18:30hs, no Pólo. Bjs.Adriana

10:30 AM  
Blogger fe_hoffmann said...

Oi Ana Paula! Destacastes a família como um Porto Seguro e precisamos de Portos para atracarmos nossos barquinhos cheios de curiosidades, ousadias e esperanças, não é?! Que tua Jornada seja repleta de realizações. Abraços Fernanda - Tutora PEAD, Porto Alegre.

12:01 PM  
Blogger Luciana said...

Ana amei a foto do boneco batendo cabeça na frente do computador,acho que tu resumiu a foto da turma no geral.Abraço

7:28 AM  

Postar um comentário

<< Home