Meu Cantinho

sábado, outubro 07, 2006

Atvidade 3

Escola, Cultura e Sociedade – uma abordagem sociocultural e antropológica

Questionário: A Educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora

1- Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill? Stuart Mill conceitua o termo educação como um conjunto de influências exercidas por coisas, instituições, sobre o caráter do indivíduo de maneira direta e indireta, ou seja, a educação, para este autor, é vista de forma complexa, pois engloba até influências dos fenômenos da natureza, que não dependem da vontade humana. É nesse sentido que Durkheim diverge, salientando que a educação representa um conjunto de influências que uma geração adulta exerce sobre uma geração imatura. Estas influências estão relacionadas com o sistema de idéias, sentimentos, crenças, hábitos, entre outras, que um determinado grupo exerce sobre os demais. Tudo isso, representa educação.
2- Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco que a incorrem. a) Educação é o conjunto de influências que, sobre nossa inteligência ou sobre nossa a vontade , exercem os outros homens, ou, em seu conjunto, realiza a natureza. Compreende tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. b) Educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de ele seja capaz. Ponto Fraco: Há uma educação ideal, perfeita, apropiada a todos os homens, indistintamente. Para alcançarmos a educação ideal e perfeita devemos levar em consideração o meio que o indivíduo está inserido(seu país, sua cultura, seus costumes e hábitos, seus objetivos). Devemos respeitar a individualidade e interesses de cada um, e assim construir a educação de cada ser humano. Os educadores, aos poucos, estão se dando conta disso, e lentamente estão mudando e transformando o sistema educacional.
3- O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir a educação? De acordo com Durkheim, para definir educação faz-se necessário que os indivíduos considerem, as instituições de ensino que existem, como um espaço de diversidades, no qual, permeiam diferentes ideologias, conhecimentos, ensinamentos, entre outras. São as diferentes ideologias que representam o conjunto de caracteres comuns que possibilitará a definição do termo educação.
4- De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? Acredito que os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal do ponto de vista intelectual, físico e mora representam um conjunto de idéias a respeito da natureza humana, isto é, as várias faculdades mentais que o ser humano possui, os seus direitos e deveres, o tipo de sociedade e o próprio indivíduo, o progresso de um modo geral, evolução da ciência, arte, entre outros. Além disso, segundo o autor, todo o tipo de educação, oferecida para o rico e para o pobre, que prepara para as carreiras liberais e funções industriais, tem como meta de ensino fixar idéias na consciência dos educandos. Portanto é a própria sociedade, cada meio social que determinam o modelo ideal de educação, moldando o homem conforme necessidades específicas.
5- Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança? Segundo o autor, esse “ideal” a ser realizado tem como função desenvolver na criança alguns estados físicos e mentais. Quando se trata de estados físicos, acredito que estes representam as atividades psicomotoras, através das quais, a criança pratica movimentos corporais. Com relação, aos estados mentais, são as atividades voltadas para a aprendizagem, ou seja, o cognitivo.
6- A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número físico de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial que a criança, particularmente, se define” o que conclui Durkheim? Explique? A partir desta definição,Durkheim conclui que a educação representa o meio, através do qual possui objetivos específicos para desenvolver na criança competências necessárias para o seu desenvolvimento. Isso significa que é a educação que fornece subsídios essenciais para que a criança consiga se desenvolver de maneira condizente diante das exigências da sociedade a qual está inserida.
7- Como o autor explica que a sociedade e indivíduos são idéias dependentes? O autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes, de maneira clara e objetiva, salientando que o indivíduo por sua vez almejando melhorias para a sociedade em diversos aspectos, conseqüentemente, estará tendo como objetivos de vida melhorar a si próprio, isto é, buscando alternativas que possibilitem mudanças econômicas, culturais, políticas, entre outras. E isto só se concretiza através da educação. É a educação que possui instrumento capazes de tornar e/ou transformar o indivíduo num ser realmente humanizado. Porém, segundo o autor, para que isso aconteça, o indivíduo terá que empenhar-se.

2 Comments:

Blogger Adriana Irigaray said...

Bom dia Ana Paula, a página da tua escola Podalirio ficou ótima, aproveito para avisar que no feriadão, o Pólo estará aberto na sexta-feira, dia 13/10/2006, das 8h as 12hs. Bjs.Adriana

7:02 AM  
Blogger Ana Paula said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

6:06 PM  

Postar um comentário

<< Home