ESC 11 VISITAS AO SÍTIOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
PROFESSORA: VERA CORAZZA
ATIVIDADE: ESC 11
ANA PAULA PEREIRA CARDOSO
Visitando os sítios do Ministério da Educação e da Secretaria da Educação do Estado do RGS, percebi vários projetos interessante. Um deles é o FUNDEB.
O FUNDEB tem por objetivo proporcionar a elevação e uma nova distribuição dos investimentos em educação. Visa valorizar o magistério e ao educando, proporcionando educação básica a todos os brasileiros, da creche ao ensino médio.
Outro projeto é o Programa Brasil Alfabetizado que promove o acesso a educação como direito de todos, em qualquer momento da vida, seja jovens, seja adultos.
Tem o projeto da Escola Aberta, onde minha escola participa. É muito bom, pois entre seus objetivos estão: diminuir a violência, fortalecer as ações políticas e pedagógicas das escola, aproximar escola e comunidade, espaço de lazer e outros.Nossa comunidade escolar participa ativamente, das atividades que são: futebol, volei, xadrez, bordado, dança, violão, capoeira, música, ballet, culinária e outras. Para funcionar deve haver pessoas capacitadas e habilitadas para desenvolver tais atividades. Vou continuar as visitas pelos sítios.Até mais!
Falando um pouco na educação e desigualdade, o povo brasileiro já está acostumado com tais desigualdades, com as injustiças e deixa que isto faça parte de seu cotidiano, devemos mudar esta situação, como?
Existem diferenças no ensino público e privado. O ensino privado vende seu produto, e o produto deve mostrar qualidade, superioridade, do que é mais barato (ensino público). O acesso a rede privada se dá para a classe mais abastada, enquanto a grande maioria tem acesso a rede pública. Se a escola pública for semelhante a escola privada, quem iria pagar por um produto que nos é oferecido gratuitamente.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home