ESC 6 - Weber
Ser/Estar x Papéis
Dois alunos em sala de aula, discutem e agridem-se verbalmente, por um ter pego o material do outro. Ambos após a discussão, retornam ao trabalho da sala de aula. a professora observa que horas depois estes estão conversando amigavelmente. Sob o ponto de vista Weberiano o que ocorreu foi uma ação afetiva; que é ditado pela consciência ou humor do sujeito.
Poder/Hierarquia
Analisando o trabalho da equipe diretiva da minha escola, sob o ponto de vista da teoria weberiana, percebo atitudes de uma ação racional com relação a um valor, onde muitas vezes, não levam em conta os argumentos e sugestões dos professores em determinados assuntos(mesmo depois de pedirem tais opiniões). A direção age conforme suas crenças e valores, assumindo os riscos.
8 Comments:
Olá colega!
Gostei muito da maneira como colocaste as relações de domínio na escola.
Meu nome é Cleide e sou do Pólo de São Leopoldo.
Um abraço...
Olá colega! Primeiro quero dizer: Que bom que já fizestes esta atividade, não achava ninguém. Tuas análises foram muito bem colocadas, baseadas numa realidade geral a que estamos todas sujeitas. Parabéns! Visite o meu Blog, sou a Magali Borne do polo de São Leopoldo.
Oi Ana Paula, achei muito bem colocado quado relata os episódios de sala de aula,e também de certas direções de escola, que pedem opiniões pra nós ,mas elas que decidem, é uma espécie de ilusão democrática.Somos colegas de Pólo.
Beijos.
Achei teu trabalho transparente, simples e objetivo.Como deves ser ,estas sempre com as atividades em dia,continues assim! Percebestes que muitas de nossas colegas parecem ter desistido? Não seria a hora de começarmos a visitar esses blógs e postarmos comentários de incentivo e nos colocarmos a disposição para ajudá-las? Sabemos o quanto está sendo difícil , as conquistas e angústias ,ninguém melhor que nós para fazermos alguma coisa. Que tal começarmos uma campanha para buscar estas colegas que estão afastadas? Divulgue e me de retorno.Beijão! ME ENSINA A FAZER ESTES BICHINHOS ANIMADOS QUE TEM NO TEU BLÓG? VAI...POR FAVOR...!?
Bom dia Ana Paula, teus exemplos são bem claros, e vividos quase diariamente nas escolas. Teu blog está nuito organizado. Bjs.Adriana
Oi colega,bem colocado o exemplo que destes quanto a hierarquia nas escolas. Muitas vezes os professores e funcionários e até mesmo os alunos tem ótimas sujestões para resolver alguns problemas e cituações nas escolas mas a equipe diretiva não acata temendo "perder a influência de poder" que quer exercer.
Ola colega!!!
Sou do Polo de Três Cachoeiras. Gostaria que soubesses que adorei a tua citação neste teu blog...
Pois fizestes reais cituações no qual vivenciamos diariamente em nossas realidades..
Te desejo muito sucesso!!!
ahh, dá uma passadinha também no meu blog para ver os meus comentários...
Bjksss!!!
Olá Ana Paula!
As tuas opiniões se igualam a realidade. Na minha escola ocorre o mesmo fato, onde a direção pede sugestões e oponiões mas acaba fazendo o que bem entende!
Isso desanima bastante!!!
Mas vamos em frente desempenhando os nossos papéis de acordo com a nossa situação!
Um abraço, Micheline!
Pólo de Tres Cachoeiras.
Postar um comentário
<< Home