Meu Cantinho

sexta-feira, outubro 26, 2007

TEATRO NA SALA DE AULA


Vou comentar alguns passos e atividades que realizei com meus alunos, introduzindo o teatro para eles. Antes de mais nada fiz umas atividades de relaxamento para eles descontraírem, fiz brincadeiras, como "Baltazar mandou", eles caminharam na sala de aula levantando os braços, circulando-os, respirando fundo. Após dividi a turma em grupos de três elementos e distribuí algumas palavras chaves como: alegria, emoção, tristeza, raiva, felicidade, solidariedade, paz, guerra, trabalho, festa, esporte. Solicitei que cada grupo representasse a palavra retirada, através de mímicas, utilizando as partes do corpo, sem emissão de som, ou seja sem utilizar a voz. Comentamos a atividade, fazendo uma auto-avaliação.
Outro dia lancei a atividade da dramatização de um texto e me surpreendi muito, pois achava que iria encontrar resistência e caras assustadas, com medo e vergonha. Qual foi minha surpresa? Eles vibraram com a idéia.
Passei o texto no quadro, eles copiaram. Discutimos as idéias do texto. A turma foi dividida em três grupos de 10 alunos. Dei uns trinta minutos para que eles se organizassem em grupos e trocamos idéias de cenário, roupas, máscaras, mas comentei que tínhamos pouco tempo entre organização, montar cenário, confeccionar roupas e máscaras, ensaiar e apresentar, pois teríamos 4 dias para realizar a peça. A peça será apresentada dia 19/ 10, pois na semana seguinte minha turma terá estagiária (semana da entraga do inventário). Então, eles se reuniram em grupo e com o texto em mãos foram escolhendo os personagens, quem seria o quê.
Analisei que um grupo custou um pouco para escolher os personagens, pois todos queriam ser onça, macaco,.... Após muitas discussões, resolveram fazer um sorteio, quando souberam que um grupo assim o fez. Teve, lógico, criança que não gostou, mas no final tudo deu certo. Após escolha dos personagens, começaram organizar a peça, os movimentos, as mímicas, as falas, como será o início, o desenvolvimento e o final.
Dúvidas foram surgindo: Como os peixes iriam nadar no rio? Como uma anta age? Como iriam fazer uma máscara de anta? Todos personagens devem falar? Pode apenas cantar? Aos poucos fui tranquilizando-os, pedi que relaxassem e respirassem fundo. Respondi suas dúvidas e fomos ao Ambiente Informatizado para pesquisarmos sobre a anta.
Amanhã,dia 18/10, será o dia para confeccionarmos as máscaras, um pequeno cenário e ensaiarmos a peça. Vamos ver no que vai dar.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Oi adorei sua aula estou fazendo tcc
de teatro na escola e teatro na sala de aula para o ens fundamental e se tiver algum material ou alguma ideia me mande por favor bjussssss
edineuzahenrique@yahoo.com.br

5:02 AM  
Blogger sala encena said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:00 PM  

Postar um comentário

<< Home