APRENDENDO ARTE
As aulas de artes estão sendo muito enriquecedoras para mim, tanto na vida pessoal.
Estou conhecendo a história da arte no mundo e no Brasil, o multiculturalismo, as releituras de obras de arte, pois não conhecia quase nada a respeito de Arte. Quando olhava um quadro, por exemplo, pensava: "muito bonito" ou "muito feio", não parava para analisar e refletir o que o artista, queria nos passar, quais os sentimentos. Hoje, após algumas aulas, já vejo com outros olhos, tento enxergar e descobrir o sentimento e a sensibilidade do artista, o que ele quis pintar e passar para as pessoas. Faço uma releitura sobre o que entendi e senti ao analisar tal obra. Isso aconteceu com a releitura do quadro "As Meninas" de Velasquez. No começo me apavorei, pois pensava que tinha que desenhar tal qual o quadro. Após muitas leituras, reflexões, exemplos e conversando com um colega da escola onde trabalho, cuja disciplina que trabalha é Artes, explicou melhor sobre releitura de obras de arte, exemplificando que Picasso fez centenas de releituras do quadro " As Meninas", onde terminou com um triângulo, representanos tal quadro. Me tranquilizei e fiz meu trabalho, postei no blog de Artes e analisei os trabalhos realizados pelos meus colegas. Aprendi que é bárbaro o olhar que cada pessoa tem sobre determinada obra ou objeto, pois cada releitura foi única.
Percebi isso também na atividade 2 (dois), onde tínhamos que comparar 3 (três) tipos de imagens de famílias. Uma das imagens está acima. Lancei a atividade na escola, para um grupo de professores, onde as conclusões foram adversas e diferenciadas. Uma colega achava, por exemplo, que uma família era tradicional (séria, com pais e filhos), outra colega, já achou que era uma fsamília religiosa,(o homem segurava um livri que poderia ser uma bíblia), outra disse que era uma família de obesos ( todas pessoas eram gordas) e assim poe diante.
Com os exemplos citados e trabalhos realizados concluo que Arte não tem significado único, depende do senso de humor, do senso crítico, da sensibilidade e espiritualidade de cada um.
Marcadores: experiênciapessoal, Potifólio
1 Comments:
Olá, Ana!
Como teu blog está rico em relatos das tuas experiências e relações que estabeleces com as propostas das intredisciplinas, registrando tuas aprendizagens, as mudanças das tuas práticas. Percebi que estás mexendo também com teus colegas, com toda tua escola e comunidade escolar.
Teus marcadores estão muito bons!
Abraços, Cátia
Postar um comentário
<< Home