Meu Cantinho

quarta-feira, outubro 31, 2007

BRINCANDO E APRENDENDO


As aula de Ludicidade estão sendo muito interessante, pois estou aprendendo e aplicando tudo que nos é passado, como os jogos e brincadeiras.
Passei a brincar mais com meus alunos, isso não quer dizer, que antes eu não brincava com eles, brincávamos, mas era sempre as mesmas brincadeiras, quase todas envolvendo bola. Hoje não, hoje brincamos de Ran-sã-sã, pássaro no ninho, zip-zap, Baltazar mandou, e outras brincadeiras repassadas a nós, através dos professores Gilberto e Neusa.
Eu vi nos olhos das crianças o entusiasmo com que brincavam, a empolgação que não os deixavam parar de brincar, a alegria quando um colega errava e tínhamos que fazerum "glu, glu,glu", (brincadeira do zip-zap), ou a loucura do pássaro no ninho, onde tinham que procurar novos ninhos e formar ninhos novos. E na brincadeira "Baltazar mandou", que até rolaram no pátio da escola, lógico que uns ficaram meio receosos em rolar, mas depois entraram na brincadeira e se divertiram. A confusão que fizeram, no começo do Ran-sã-sã, ao associar as sílabas com o gesto devido.
Com as brincadeiras, brincamos descontraídamente e ao mesmo tempo estamos desenvolvendo habilidades como: coordenação motora, noção espaço-temporal, freio inibitório, lateralidade, ordem, obediência, socialização, e outras.
Os pais não vêem com bons olhos o brincar na escola, eles querem que seus filhos escrevam e leiam. Em uma reunião com os pais, no início de setembro, na entrega de avaliação, coloquei que iria trabalhar com mais brincadeiras, músicas e teatro na sala de aula, devido as cadeiras que eu estava cursando na faculdade e que iria aplicar minhas aprendizagens e conhecimentos adquiridos. Lembrando que no semestre passado, eles próprios (pais) me ajudaram, respondendo ao questionário sobre jogos, brincadeiras e brinquedos da infância, solicitado em uma disciplina. Após as explicações eles concordaram e acharam muito bom, pois as brincadeiras iriam propiciar momentos de mais união e integração entre as crianças.

Marcadores: ,

2 Comments:

Blogger Beatriz said...

Ana querida, quando a gente acha o nosso veio interno,nossa comunicação vai ficando cada vez melhor, cada vez mais profunda e carregada de elementos que exemplificam e que ajudam na compreensào de quem te ouve ou lê. Vamos tecendoa nossa teia de conceitos, assimilando novos conceitos, reformulando velhos conceitos( isso é crescer)e aprofundando outros. Isso é aprender!! Notastescomo estás mais solta e feliz contigomesma? A tua escrita revela isso!!
Um abração
Bea

4:34 AM  
Blogger Unknown said...

Olá, Ana Paula.

Que ótimo que conseguiste contagiar um pouquinho mais os pais de teus alunos quanto a importância do brincar. Parabéns por tua iniciativa e perseverança.

Abraços,

Neusa Sá
Profª Ludicidade e Educação

5:56 PM  

Postar um comentário

<< Home