Meu Cantinho

quarta-feira, setembro 16, 2009

Alfabetização de jovens e adultos

Lendo o texto de Henry Giroux” Alfabetização e a pedagogia do empowerment político “ posso dizer que, a alfabetização de jovens e adultos como proposta de ensino, possui ainda grandes dificuldades em implementar seus conceitos. Como se alicerça em ideais de inclusão e justiça social, os educadores esbarram em propostas com pouco embasamento prático. Em muitos casos, a maioria dos alunos não enxergam a sua inserção cultural neste meio, tendo em vista as dificuldades reais dessa massa, pois o modelo atual vê, basicamente, a alfabetização atual privilegiando a ideologia sustentada pelo capitalismo. Diante deste fato, cabe aqui uma mudança na forma como hoje os educadores utilizam tal modelo, voltando suas atenções para formas de alfabetização que priorizassem mais a inclusão social dos menos favorecidos, fazendo com que o aluno torne a tarefa de aprendizagem mais voltada a sua realidade. Formando alunos mais críticos, seus problemas passarão a ser vistos por uma ótica diferente pois a sua realidade estaria mais presente em sala de aula.
Sendo assim, fica aqui o desafio dos educadores desenvolverem métodos de ensino que tornem aos olhos dos educandos, o mais atrativo possível, levando em conta as dificuldades e desigualdades sociais que a maioria dos jovens convive.

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1 Comments:

Blogger Simone said...

Olá Ana Paula!
Vejo que o material de EJA te chamou a atenção.
No texto "Estado e Educação Popular", Moacir Gadotti refere que os termos educação de adultos, educação popular, educação não formal e educação comunitária são usados, muitas vezes, como sinônimos, mas não são. Já pensaste sobre isso? Vale a pena dar uma olhada no texto.
Desejo que tenhas um ótimo e produtivo semestre!
Um abraço, Simone -Tutora sede

6:35 PM  

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