Alimentação Saudável
Trabalhei com meus alunos alimentação saudável e não saudável e pude perceber que eles tinham muitas dúvidas e vontade de saber mais, pois começaram a perguntar sobre o tipo de alimentação que os norte-americanos utilizavam, pois ouviram falar que era um povo muito obeso porque comiam muito fast food e seu café da manhã era com ovos, bacon e omeletes, utilizando aqui seus conhecimentos prévios, o que já sabiam a respeito do assunto. O que eu fiz? Iniciamos conversando e levei os alunos através de pesquisas na internet, reportagens, revistas, jornais, entrevistas e outros, que buscassem as respostas para suas dúvidas. Eles mostraram bastante interesse pela busca da informação, estavam bastante motivados, todos dias tinha um aluno e outro com novas informações, dados sobre o tema, sugerindo uma salada de frutas que foi feita no sábado, dia 12/09 e três dias para lanches saudáveis, sendo proibidos nestes dias salgadinhos, frituras, bolachas recheadas, doces e refrigerantes. Conforme postagem no fórum do SI VII, que segue:
" Nós professores temos papel de mediadores do conhecimento, isto é temos que desafiar nossos alunos a buscarem respostas para seus questionamentos, através da pesquisa, da leitura, da busca em livros, internet, revistas,...,temos que dar oportunidade, mostrando o caminho e não dar tudo mastigadinho. Com isso ele cresce e aguça sua curiosidade e sai a busca de novas informações, saberes e não só aquilo que ele estava interessado, ele pesquisa mais. Com isso nossos alunos ficam mais críticos, observadores, questionam mais, pensam mais, leem e escrevem mais e melhor. Nossos alunos chegam na escola com uma expectativa muito grande, com muito gás e aos poucos vão desacelerando, é duro adimitir, mas muitas vezes por nossa culpa, que não proporcionamos uma aula atraente onde ele possa buscar e ser o agente de seu conhecimento, buscando respostas para suas dúvidas, pois é mais fácil dar tudo pronto. Conforme texto Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0: ". É preciso salientar que os alunos, em especial os menores, tem inquietações que não vem facilmente a tona. Assim, é necessário sentar com eles com muita calma e procurar escutá-los, sem induzir e direcionar. É necessário solicitar que falem sobre aspectos que para nós, podem ser bastantes óbvios. (...) Fazer florescer e tornar mais preciso o que eles sabem e buscam é um passso fundamental no processo de construção cognitiva.""
Marcadores: Portifólio, Seminário integrador VII
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