Inclusão Escolar
Este semestre está sendo valioso pois estamos obtendo um pouco de conhecimento teórico, tendo contato com leis públicas que garantem o acesso à pessoas com necessidades especiais em sala de aula, garantem também professores especializados, monitores, nº reduzidos de alunos em sala de aula, etc..., mas a realidade é bem diferente. E esta interdisciplina esta vindo de encontro a todas nossas angustias em relação a este problema. Participei pela 1ª vez de uma oficina, na minha escola, oferecida pela prefeitura do município que atuo, ministrada por uma psicóloga e uma fonoaudióloga, onde ouvimos bastante as colocaçõesdas profissionais, mas também discutimos e trocamos experiências de casos de colegas com crianças portadores de alguma necessidade, pena que o tempo foi curto, mas já foi um passo importante em pensar no tema para desenvolver uma oficina. As oficineiras disseram que a partir de 2010 todas as APAES serão fechadas e estas crianças estarão em nossas salas de aulas em números bem maiores que atualmente e como vai ser? Trabalhar com 3 ou 4 alunos portadores de necessidades não é igual que trabalhar com um aluno. Estes alunos precisam de atendimento mais individualizado, direcionado e temos que ser bastantes ativos e enérgicos com eles. Mas o curso já está abrindo uma porta importante, plantamos uma sementinha, agora temos que germiná-la. A aprendizagem dessas crianças fica um tanto prejudicada pela falta de preparo dos prifissionais, sem base para desenvolver um trabalho de qualidade com estas crianças, improvisando sempre. Pensamos: "É esta Educação que queremos para nossas crianças"
Este é um recorte de uma fala minha no Fòrum da interdisciplina de Inclusão, onde nós alunas do Pead estamos muito angustidas com a realidade de nossas salas de aulas, onde a cada ano que passa mais alunos com necessidades especiais estão chegando e nós, professores, não estamos preparados para trabalhar com tais alunos.
Marcadores: Educ.Pessoas Neces. Especiais, Portifólio
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