PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E REGIMENTO ESCOLAR
Realizando a atividade da interdisciplina Organização do Ensino Fundamental e após a leitura dos textos que tratam do PPP e Regimento Escolar - RE, foi possível perceber que ambos devem estar relacionados e, que para construir o Regimento a escola primeiro deverá construir seu PPP. No meu entendimento o RE expressa o que a escola deseja para que a educação escolar aconteça, pois nele deve conter os aspectos definidores de uma gestão popular democrática.
Entendo também que sua concepção tem que avançar no repensar o desejado, permitindo sua flexibilidade, possibilitando espaços de ousadia em sua política pedagógica na medida em que as diversas circunstâncias o indicarem.
Na elaboração do RE, acredito que a escola tem a oportunidade de construir uma proposta política de gestão do pedagógico, considerando nesse processo suas reais condições e possibilidades, assumindo e legitimando sua autonomia e aspirações de todos que trabalham no espaço educativo.
Porém, para que a escola se torne pública e democrática, é necessário lembrar que ela deverá pensar nos princípios de convivência, pois estes envolvem as relações com a comunidade, pais, professores, alunos, técnicos administrativos. Uma escola que quer ser democrática deve repensar nas normas e sansões punitivas.
Portanto, a construção do PPP e RE, representa uma ruptura da escola autoritária com o modo de fazer ensino, de fazer o pedagógico, concretizando o sonho de uma educação pública e gratuita e de qualidade para todos os cidadãos.
Marcadores: Organização do Ensino Fundamental, Potifólio
2 Comments:
Oi Ana!
Gostei muito do que escrevestes nesta postagem.Completo dizendo,que ,infelizmente,temos colegas que não se comprometem com estes dois documentos tão importantes,porque mudar...dá muito trabalho!Beijos e boa semana,Luciene
OI Ana, percebi que fizestes uma ostagem de cada interdisciplina. Dessa maneira abres para uma série de curiosidades que podem, por outras postagens, serem trabalhadas. Com relação ao PA, como estão agora? Que avanços fizeram? Já tivestes o gosto da vitória?
Um abração
Bea
Postar um comentário
<< Home