Meu Cantinho

segunda-feira, setembro 21, 2009

Diferenças entre a fala e a escrita

Não escrevemos e lemos sempre do mesmo jeito. Estamos inseridos em um meio social que sofre alterações externas e internas. Depende muito do momento e do lugar que estamos, qual atividade que realizamos, conforme o texto “A Leitura, Escrita e Oralidade como Artefatos Culturais”: “A escrita também não é uma modalidade fixa, não é sempre formal/sofisticada/planejada, assim como a fala não é, em todas as situações de comunicação, informal/coloquial e sem planejamento.” (Kleiman, 1995). Em situações como palestras, conferências, e outras, precisamos planejar nosso discurso com mais detalhes e usamos uma linguagem mais formal, já em uma conversa com amigos a linguagem é informal, descontraída. Sem falar, o modo de falar de cada região, grupo social, etc... .
Levando em conta que vivemos em uma sociedade com muita desigualdade social, nossos alunos chegam até nós com uma bagagem muito grande de suas vivências e experiências diferenciadas e devemos levar em conta tudo isso. O aluno vem letrado em vários aspectos, pois reconhece gravuras, marcas de alimentos e bebidas, lojas e brinquedos, símbolos, letras e muitas vezes não escreve e não lê.
Outra diferença entre a fala e a escrita é que quando falamos, podemos expressar nossos sentimentos através de gestos faciais e corporais e ao mesmo tempo retornar nossa fala no momento em que somos mal interpretados ou compreendidos, podendo assim nos fazer entender e corrigir o equívoco na hora. Já na escrita a pessoa que lê faz sua interpretação que as vezes pode estar correta ou não, por isso quando escrevemos temos que ter o cuidado “do que” e “como” escrever, nos colocando no lugar da pessoa que irá ler.

Marcadores: ,

1 Comments:

Blogger Adriana Irigaray said...

Oí Ana Paula, quando escrevemos ou falamos principalmente para nossos alunos esperamos que os mesmos façam a nossa leitura,vejam e sintam aquilo que gostaríamos.Mas a partir de um olhar diferente da quilo que esperamos podemos trabalhar com a realidade e o conhecimento de cada um.
Abraços
Adriana

12:17 PM  

Postar um comentário

<< Home