Meu Cantinho

domingo, maio 04, 2008

ATIVIDADE DA JARRA


"Lendo a unidade 4 do polígrafo "Estudos Sociais: Teoria e Prática" que se refere a tempo, me chamou a atençao o seguinte:"A noção de tempo é a mais abstrata e de difícil compreensão para a criança; após passar pelo estágio sensório-motor e pelo tempo intuitivo, a criança só atinge a noção operatória de tempo por volta dos 9 ou 10 anos"pensei em como seria bom se eu estivesse com minha turma para realizar com eles as sugestões de atividades do polígrafo, são atividades que, algumas, eu nunca pensei em fazer com meus alunos, pois não as conhecia, mas na falta dos meus alunos, resolvi fazer a atividade da jarra e do copo com meu filho para saber qual é a etapa dele. Então enchi a jarra , mais ou menos 1/5 de água e coloquei a jarra e o copo um ao lado do outro. Dei 4 folhas de ofício para meu filho de 6 anos e pedi que ele desenhasse o que estava vendo, em uma metade da folha deveria desenhar a jarra e na outra o copo. Após coloquei um pouco de água da jarra no copo. Pedi que desenhasse novamente em outra folha, o que estava vendo. E assim até esvaziar a jarra de água. Após cortei as folhas pela metade e separei os desenhos da jarra e dos copos. Pedi que ele colocasse os desenhos da jarra na seqüência em que desenhou e após os desenhos dos copos. "

Para minha surpresa ele colocou os desenhos na seqüência correta, as jarras e os copos abaixo, com isso demonstrou que está na fase operatória de tempo, mesmo com 6anos.
Quando eu voltar para sala de aula pretendo realizar esta e outras atividades do polígrafo com meus alunos, pois as achei muito interessantes e várias atividades novas que eu desconhecia.

Marcadores: ,