Meu Cantinho

sábado, novembro 24, 2007

PARTICIPAÇÃO NOS FÓRUNS

O fórum é um espaço excelente, onde aperfeiçoamos mais nossas práticas em sala de aula, trocando experiências, opiniões, idéias, discutimos temas variados, favorecendo com isso o crescimento pessoal e profissional. Podemos trocar idéias com colegas, tutoras e professores do Pead.
No fórum dos sonhos,interdisciplina Ludicidade,debatemos nossos sonhos pessoais e profissionais. Exemplifico com algumas postagens:

21/10/2007 20:07:54
ANA PAULA PEREIRA CARDOSO
Olá pessoal, quem não tem sonhos! O sonho, para mim, é o meu alimento, é ele que nos dá força e vontade de seguir em frente e lutar por nossos ideais. É a base da nossa luta.Meus sonhos são tantos, começando pelo lado profissional, sonho com uma escola, como as colegas já disseram, dita como ideal, poucos alunos, salas organizadas e limpas, com mais recursos, qualidade de ensino, mais valorização do professor pelas autoridades e direção da escola, maior autonomia, e .... São tantas coisa que ficaria aqui escrevendo por horas. Também gostaria que os alunos se conscientizassem da importância do ensino na vida deles e valorizassem a oportunidade que lhes é dada em frequentar uma escola, onde muitas crianças não a tem. Que tivessem mais interesse e ambição em buscar uma situação melhor no mercado. Pela manhã sou substituta da área (5ª a 8ª ) e vejo pelas conversas que muitos não tem aquela ambição e vontade de ter uma profissão, pois os pais também não incentivam

27/10/2007 16:57:32
ANA PAULA PEREIRA CARDOSO
Tenho vários sonhos em relação aos meus alunos, um deles é vê-los formados em uma faculdade, trabalhando em um emprego digno e ganhando seu sálario,sem roubar. Por que digo isso, pois trabalho em Alvorada, em uma escola municipal, onde já vi muitos alunos que foram meus preso na penitenciária, um deles quando saiu, foi na escola nos visitar e contou para mim e mais colegas como foi o assalto realizado por ele, contou tudo nos mínimos detalhes. Isso é triste, pois eles passam bom tempo conosco e o final? É doloroso. Fiquei sabendo que está de volta ao presídio. Outros alunos foram assassinados por vingança, outros, envolvidos com drogas e outros felizmente, trabalhando dignamente. Encontro muitas vezes alunos nossos da escola trabalhando principalmente, na rede Bourbon. Fico muito feliz em vê-los trabalhando, por isso repito meu sonho seria ver todos eles em uma situação digna da sociedade, já que muitos nem terminam o ensino fundamental. No que depender de mim, faço minha parte incentivando-os a terminar seus estudos e nunca desistir de seus ideais e sonhos. Abraços.Ana Paula Cardoso

27/10/2007 22:36:47
NEUSA MARIA CARLAN SÁ
Olá, turma!Em primeiro lugar, gostaria, mais uma vez, de saudar a todas as alunas que estão participando deste Fórum e desejar que aqueles que ainda não estão sonhando os nossos sonhos possam vir logo para cá, pois também queremos sonhar novos sonhos. Este é mais um espaço de diálogo permanente nesta nossa caminhada. Portanto, imprescindível para a reorganização mental e prática dos ensinamentos que estamos elaborando. Isto sem contar o seu componente avaliativo. Então, desejamos saber qual atividade (imaginária ou concreta) ou pequena prática, que em sala de aula colaborou ou poderá colaborar para fomentar, desvelar os sonhos dos vossos alunos.(...) Recordo-me da metáfora do arqueiro, a qual serve perfeitamente para esta reflexão: por mais exímio que seja o arqueiro na arte de lançar flechas, de nada adiantaria sua competência se antes ele não mirasse firme para o alvo que deseja atingir. Primeiro: o alvo, o objetivo, o sonho a perseguir; segundo: o lançamento das flechas, a ação, a prática concreta. Logo, alvo e lançamento de flechas; sonho e ação, eis duas variáveis que ao co-existirem são capazes de tornar o homem um sujeito realizado plenamente (Lembram da nossa aula presencial? Da dinâmica do pássaro doido? Não é possível pássaro sem ninho, tampouco ninho sem pássaro. O ninho não existe pronto na natureza. Antes ele precisa ser desejado pelo passarinho...).(...)Magali, Luciene, Izolete, Joci, Kathia, Rejane, Márcia, Denise, Elisângela, Ana Paula, Profª. Tânia, Jurema, Zinara, Rosana, Carla, Ivana e Bia, que bom que vocês ousaram compartilhar vossos sonhos conosco, pois graças a eles que, também, eu me oportunizei para esta reflexão, tornando o espaço de meu tempo dedicado a este fim muito mais agradável e prazeroso. Obrigada!
No fórum de Música, estamos debatendo o texto " Por que se ouve tanta porcaria". Veja algumas participações do fórum:

13/11/2007 20:15:48
ANA PAULA PEREIRA CARDOSO
Por que será que temos cantores e conjuntos que até hoje são imortais, que lembramos saudosos de suas músicas? E por que, atualmente, os cantores e bandas, estouram nas paradas e em pouco tempo, não temos mais notícias, somem e ninguém escuta mais falar?Isso nos leva a refletir... E muitas opiniões podem divergir. Antigamente as músicas eram leves e gostosas de se ouvir, as letras eram bem elaboradas, nos transmitiam algo e sensações agradáveis, não agrediam nossos ouvidos. Lembro com muita saudade de Elvis Presley, The Beatles, The Fevers, John Lennon e outros que até hoje são lembrados, pois suas músicas tinham melodia e qualidade.E hoje? A mídia muito capitalista faz a cabeça das pessoas, de acrdo com o que querem. Então lançam uma música, um grupo musical, induzem as pessoas a apreciá-las por um certo período de tempo, quando começa a \"encher o saco\", simplesmente páram tudo e lançam outro artista e de preferência jovens e bonitos. Infelizmente é isso que acontece.

16/11/2007 17:21:12
ALEXANDRA STELL MACHADO
Ana Paula também tenho saudade das boas músicas da década de 80.Acredito que hoje as pessoas imaginam que a música serve para expressar arealidade,penso assim também,porém no meu tempo as coisas eram ditas de forma poética e não tão agressivamente como hoje,as pessoas estão confundindo democracia com bagunça,acho que é por isso que não estão formando,nesta geração,cantores imortais como citaste.Mas o que mais me entristece é forma meteórica como nossos alunos aprendem estas músicas de hoje,talvez não estejamos dando atenção para pelo menos tentar formar ouvintes que saibam analisar a qualidade musical.

Marcadores: ,

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá Ana Paula!

Parabéns pelo teu blog, mesmo quem não conhece o teu trabalho é capaz - através dos relatos aqui depositados - de compreender e curtir contigo essa riqueza de conteúdos e momentos vividos o qual este se constitui. Vá em frente!
Abraços,
Porfª Neusa Sá
Ludicidade e Educação

5:52 PM  

Postar um comentário

<< Home