Meu Cantinho

terça-feira, outubro 20, 2009

Pedagogia do Comênio

Ao ler o texto que fala sobre a pedagogia do Comênio, fiquei surpresa que naquela época já se pensava em uma forma de ensinar com igualdade para todos, considerando o aluno como um todo, levando em conta sua vivência. Eu me identifico muito com esta pedagogia, pois procuro em minha prática diária em sala de aula pensar no meu aluno e respeita-lo,levando em conta sua bagagem e sua vivências, converso muito com eles, procuro atividades diferenciadas que motivem e façam com que eles sejam pessoas críticas e pensantes, que possam expor sua opinião sem medo. Faço trabalhos em grupos onde eles trocam saberes e ajudam uns aos outros. Procuro trazer atividades que tornem minhas aulas mais interessantes, agradáveis, proporcionando um ambiente propício a novas aprendizagens e saberes, onde o respeito mútuo vem em primeiro lugar, com conversa, compreensão e muita amizade entre aluno e professor
Observando a obra “Orbis pictus”, vejo que este material parece muito com os utilizados nas séries iniciais (alfabetização), onde o processo se dá através da figura, letra e som. Mostra-se o alfabeto, parte do nome da criança e de elementos da sua realidade. Então há uma exploração do material onde o aluno interage com o meio, partindo sempre do todo, no caso do material, nome do animal, objeto ou fenômeno, onde a criança lê e escreve.

Marcadores: ,