Meu Cantinho

quarta-feira, abril 07, 2010

Preparando a prática do estágio

A partir de perguntas em conversas informais com os meus alunos na escola, percebi que um assunto estava intrigando-os muito: como que aquela colmeia foi parar no telhado da quadra que fica no pátio da escola?Por que as abelhas escolheram justo aquele lugar? Será que se a gente jogar futebol na quadra elas vão pegar a gente?À cada semana que passava, informalmente, os alunos enchiam-me de perguntas, as quais nem eu sabia bem qual era a resposta certa, e por vezes senti que aquele assunto também despertava a minha curiosidade. Por este motivo, propus a eles realizarmos um estudo sobre as abelhas, para que juntos fôssemos em busca de respostas. Para realizar este estudo então, pedi primeiramente que cada um desse uma de detetive de abelhas: pesquisando sobre tudo a respeito daquele bicho e onde pudessem e tivessem acesso. Pedi a eles também que utilizassem um bloquinho de anotações para que nada escapasse dos seus olhos e nem da sua memória. Comecei a pensar então em estratégias para que a nossa arquitetura pedagógica andasse para frente. Como já iniciamos a investigação, ponderei que, para que registrássemos tudo aquilo, um PBWork nos ajudaria, assim como tecnologias indispensáveis como o computador, a câmera digital, data show seriam essenciais para começarmos a estruturar o nosso trabalho em fortes alicerces, os quais nos auxiliariam para que o nosso trabalho tenha sucesso.

Bem, esse foi o pontapé inicial, mas estou esperando a aula presencial de hoje, com o professor Nestor, meu supervisor de estágio, para saber sua opinião e se estou no caminho certo.

Marcadores:

1 Comments:

Blogger mauranunes.com said...

Que bacana, Ana! A turma deve ter ficado motivada! Como eles reagiram à proposta? Claro que a ideia teve origem no desejo deles, mas como eles se sentiram com a possibilidade de efetivar o trabalho? Bjs, Maura - tutora do SI

6:46 PM  

Postar um comentário

<< Home