Meu Cantinho

domingo, abril 18, 2010

1ª semana de estágio

A 1ª semana de estágio foi bastante tumultuada, digo isso, pois só pelo fato de iniciar o estágio, mesmo sendo "macaca velha" dá um frio na barriga, uma angústia grande de "como começar", "por onde começar", sem falar dos atropelos do dia-a-dia, família, casa. Atropelos do dia-a-dia é conciliar a vida profissional com o estágio que exige planejamento diário, coisa que já fazíamos, reflexões diárias, relatórios, anexos, etc e vida familiar. Mas é uma questão de tempo e organização, porque como sabemos todo começo é complicado e aos poucos vamos fazendo os devidos ajustes.
As crianças estão empolgadíssimas com o projeto das abelhas, ficam observando o movimento delas na escol, nas ruas, pesquisam e trazem sempre novidades e fotos sobre a vida das abelhas. Estão trabalhando em grupo, para a maioria foi novidade e estão gostando bastante da disposição da sala de aula, dizem que podem ajudar uns aos outros. Aquela idéia que eu tinha que trabalhar em grupo dava "bagunça", depois dessa semana mudei de opinião. Logico que já trabalhei em grupo, mas geralmente não dava certo e saía no final da aula cansada e esgotada. Acredito que o trabalho em grupo está dando certo porque o tema trabalhado é do interesse da turma, partiu de seus questionamentos e também porque a turma é super tranquila e entenderam o objetivo e as regras do trabalho em grupo.
O que me deixou mais angustiada foi na quarta-feira pela manhã, quando no AI da escola fui entrar np pbworks que criei para a turma e não conseguia. Dava e-mail ou logim incorretos tentei de tudo até nova senha fiz. O engraçado é que conseguia abrir o gmail com os dados e o pbworks, não. A professroa responsável pelo AI também me ajudou até que depois de muito mexer e clicar em vários links conseguimos abrir. Estava apavorada porque à tarde iria trabalhar com meus alunos e não iria conseguir, mas no final acabou tudo bem. Como diz Paulo Freire(1996,p.37) "Divinizar ou diabolizar a tecnologia", as vezes não depende da ação humana para a tecnologia finucionar, como na quinta-feira voltei ao AI, mas a escola estava sem conexão com a internet. Na quarta-feira à tarde a turma começou a postar seus relatos escrito, mas alguns grupos não conseguiram terminar e ficou para quinta-feira, que como não tinha internet, não conseguiram terminar o trabalho.
Acredito que esta semana foi muito boa em termos de aprendizagem, pois houve muita troca e pesquisa sobre o tema proposto, os alunos realizaram relatos escritos, e orais, produziram textos coletivos, imitaram voo das abelhas, criaram paródia, fizeram cartazes, enfim produziram muito adquirindo novos conhecimentos através das trocas e interações.

Marcadores:

3 Comments:

Blogger GLAUBER MORAES said...

OI
Senti o friozinho na barriga também, e as vezes parece que estou fazendo tudo errado, estou tentando alavancar meu projeto, mas também nem sempre consigo terminar as atividades. Na minha escola não temos computador no AI, estou só com as bancadas esperando... mas estou bolando novas estratégias. Nessa primeira semana muito trabalho de atividades afim de promover o equilíbrio nos grupos, trabalhos com músicas para motivar aprendizagens e tivemos longos papos com combinações para tentar desvendar o rumo do projeto. Deixei o meu projeto com temática animais, e eles estão desdobrando em pesquisas de animais que gostariam de aprender... assim vamos avançando e debatendo novas questões sempre respeitando tempo de cada grupo... Desejo mais sorte nessa conexão com a internet e não desanime, seja persiste ... rumo harriba!!!!
Sucessos nos estágio estou torçendo por ti.

9:31 PM  
Blogger mauranunes.com said...

Pois é Ana Paula, o trabalho em grupo pode ser bem interessante, proporcionando colaboração entre os participantes. Mas para isso, tem de estar bem planejado, organizado em seus momentos. Talvez essa seja a diferença, pois agora tens toda uma bagagem de vivências no curso, não é mesmo! E, bem, imprevistos acontecem, a tecnologia nos apronta vez ou outra... E precisamos estar preparados para isso e criar a partir do que não deu certo, pelo menos por um momento! Siga em frente Ana! Bjs, Maura - tutora do SI

4:05 PM  
Blogger Iris said...

Olá, Ana Paula

Passei para acompanhar tuas postagens e constato que estás bastante entusiasmada com esta nova fase.
Como a Maura, acredito que o trabalho em grupo está gerando bons frutos em função da preparação e das expectativas que conseguiste gerar, além de teres partido do interesse dos próprios alunos. Isso faz uma enorme diferença.
Sucesso!
Abra@os, Iris

2:22 PM  

Postar um comentário

<< Home