Meu Cantinho

domingo, outubro 03, 2010

Reflexão blog 200/4º semestre

Analisando o blog do 4º semestre do curso, percebo que as postagens eram mais freqüentes e mais direcionadas. Digo direcionadas porque eram postagens relacionadas com as atividades desenvolvidas nas interdisciplinas do curso. Foi um semestre muito importante com várias atividades práticas onde apliquei-as com meus alunos fazendo uma reflexão importante da minha prática pedagógica. Quanto tempo perdido com atividades que não chamavam muita atenção das crianças. A partir das atividades que fomos desenvolvendo e fui aplicando com meus alunos percebi o quanto cresci, pois comecei a levar em conta o conhecimento prévio, as experiências e a opinião dos educandos. Proporcionei um momento muito gostoso em sala de aula, quando trabalhei com a linha de tempo. Os alunos puderam realizar uma retrospectiva da sua vida, descobrindo fatos que eram desconhecidos, como: a idade que começaram a falar, a caminhar, o primeiro machucado, o primeiro brinquedo, a entrada na escola e muitos mais. Eles tiveram que pesquisar com sua família muitos dados que não possuía. Foi muito legal e ainda cada aluno apresentou oralmente sua linha de tempo.Comecei a questioná-los mais e dar espaço para que buscassem os conhecimento construindo sua aprendizagem com debates, questionamentos e pesquisas. O blog foi um elo entre as atividades aplicadas e desenvolvidas com meus alunos e as atividades das interdisciplinas. Ainda não utilizava o blog para fazer relação entre as interdisciplinas, mas o blog era voltado agora para as análises e reflexões sobre o curso e as atividades realizadas.

Marcadores: ,