Meu Cantinho

segunda-feira, junho 21, 2010

Final do estágio

O estágio chegou ao fim e com ele a comprovação de um período com muitas mudanças, atividades diferenciadas, levando os alunos a desafios em pesquisas, debates, diálogos, produções próprias, enfim a busca de respostas aos seus questionamentos.
Um período de experimentar e de muita reflexão, onde constatei a inovação da minha prática pedagógica com atividades diferenciadas, fazendo uso de vários recursos tecnológicos, onde motivou muitos meus alunos, fazendo com que eles participassem, dialogassem e trocassem informações entre eles, buscando respostas para suas dúvidas com ajuda constante do professor. Inovar com aulas diferenciadas refiro-me a atividades onde o aluno possa ser crítico, investigativo, buscando o saber através de vários recursos como livros, jornais, revistas, debates, fazendo uso das tecnologias como internet, datashow, vídeos, postagens no pbworks, não ficando na "mesmice" de sempre, quadro, giz e caderno, recebendo tudo pronto do professor.
Nesse período pude constatar que os launos, após muita conversa, criação de regras para trabalhos em grupo, intervenções do professor, doses de incentivo e otimismo do professor valorizando sempre suas produções, atitudes, tornaram-se mais ativos e interessados pelas aulas, mais independentes e autônomos. Digo isso pelo crescimento que os alunos estão apresentando diariamente, a cada dia, e que ainda terão até o final do ano com este tipo de trabalho que o estágio me propiciou, onde os alunos são agentes ativos de suas aprendizagens, buscando sempre o conhecimento, não recebendo tudo pronto e sem utilidade para seu futuro.
Percebo que tenho muito a trilhar ainda porque o interessante é que todos os alunos alcançassem os objetivos propostos e não a "grande maioria". Sei que é difícil, mas não impossível, pois notei o avanço daqueles alunos que ficam apáticos e não participam das atividades. Noto que esses alunos em atividades que são desafiados a dar sua opinião, a conversar, a procurar respostas eles saem bem, mas quando tem que fazer alguma produção escrita eles não a realizam. Na atividade que realizei do preparo de um bolo, esses alunos participaram bastante, medindo os ingredientes, ralando limão, mexendo a massa, teve a participação de todos. Quando propus que falassem como tinha sido fazer o bolo, se tinha dado certo, se ficou gostoso, esses alunos participaram dando sua opinião, mas na hora da produção escrita, relutaram em desenvolver, deixando a atividade incompleta.
Fiquei muito satisfeita quando um aluno no 4º ano só escrevia palavras, começou a escrever frases relacionadas ao preparo do bolo. A trajetória é árdua porque tem que haver uma mudança no sistema educacional e conscientização dos professores em deixar de lado o tradicional e acreditar no novo, em inovar, pois educandos e educadores sairão ganhando. Dá trabalho? Sim, mas o resultado é compensador, formando alunos críticos, independentes e com muita vontade de vencer.

Marcadores:

1 Comments:

Blogger mauranunes.com said...

Que bacana, Ana! Isso só ratifica o que comentei na postagem anterior! Bjs, Maura - tutora do SI

6:58 AM  

Postar um comentário

<< Home