Reflexão 3ª semana
A 3ª semana foi curta, pois tivemos quinta-feira e sexta-feira, formação dos professores de Alvorada, oferecido pela SMED. As Crianças estavam bem entusiasmadas porque na quarta-feira ocorreria, na escola, exposição dos trabalhos , pelo dia da Educação, onde eles iriam cantar e expor alguns de seus trabalhos, como a colmeia, abelhas na flor, cartazes sobre as abelhas e corpo humano. Chegando o grande dia, quarta-feira, os alunos estavam eufóricos, pois além de expor seus trabalhos e cantar a paródia das abelhas, cantariam também o hino de seus times (Grêmio e Inter), onde vieram com camisetas representando os mesmos.
A exposição aconteceu pela manhã e à tarde. Neste dia algumas turmas tiveram aula (as turmas que não tinham trabalhos para expor).
A exposição dos trabalhos da minha turma foi realizada juntamente com mais duas professoras, que também estão trabalhando com o projeto das abelhas. Pela manhã os trabalhos só foram expostos e à tarde das 13h15 às 15h15, meus alunos compareceram para explicar seus trabalhos.
A sala onde os trabalhos foram expostos, foi solicitada por mim, para manhã e tarde, com agendamento com a vice-diretora da manhã. Pela manhã transcorreu tudo perfeitamente. À tarde, às 13h15, quando cheguei na sala me deparei com uma turma dentro do local, jogando as colmeias para o alto, arrancando os cartazes, em outras palavras “destruindo”, os trabalhos expostos dos meus alunos e dos alunos das outras duas professoras. Entrei na sala, achando que não tinha professor, para minha surpresa a professora estava lá tentando organizar o local e perguntei o que estava acontecendopois naquela sala não haveria aula. A professora me colocou que não tinha sido avisada que deveria dar aula em outra sala, mas que achou estranho a sala estar daquela maneira. Ora, essa professora sabia que o dia era destinado a exposição de trabalhos e se, encontrou a sala daquele jeito, não poderia ter permitido que os alunos fizessem aquilo e sim solicitado que alguém ou ela fosse atrás de informações.
Saí dali e fui saber o que estava acontecendo, encontrei a vice-diretora do turno da tarde, relatei o fato e o que ela me falou? Que eu não tinha comunicado a ela que tal sala estava reservada para mim e que não sabia de nada. Disse que fiz o agendamento com a vice da manhã, entregando um papel com nome dos professores, sala e título do trabalho, reservando a sala tal para manhã e tarde. Percebi, então que a falta de diálogo na equipe diretiva foi o grande vilão, mais uma vez, pois não é a primeira vez que este tipo de acontecimento acontece. Tem certas atitudes dos membros da direção que nos faz pensar que a escola é fragmentada. Segundo a leitura do texto, Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências. mapa conceitual. , da interdisciplina Organização da Escola Fundamental, uma escola para atender bem a comunidade escolar e ter uma gestão democrática é essencial a participação, a solidariedade, cooperação, diálogo, incentivo, reconhecimento de seus atos, enfim, uma boa convivência entre as pessoas, o respeito mútuo ao trabalho e idéias. A escola dentro do possível e do planejado procura desenvolver um trabalho democrático, mas na quarta-feira pecou na falta de comunicação e organização do espaço. Agora já sei, na próxima vez, irei comunicar a todos na escola, desde a funcionário até a equipe diretiva, para que fatos como esse não ocorram novamente. Contudo o fato ocorrido não apagou o brilho dos alunos onde todos deram um “show” de comprometimento, interesse e conhecimento.
Referencial Teórico:
Texto: Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências: Isabel Letícia Pedroso de Medeiros e Maria Beatriz Luce
A exposição aconteceu pela manhã e à tarde. Neste dia algumas turmas tiveram aula (as turmas que não tinham trabalhos para expor).
A exposição dos trabalhos da minha turma foi realizada juntamente com mais duas professoras, que também estão trabalhando com o projeto das abelhas. Pela manhã os trabalhos só foram expostos e à tarde das 13h15 às 15h15, meus alunos compareceram para explicar seus trabalhos.
A sala onde os trabalhos foram expostos, foi solicitada por mim, para manhã e tarde, com agendamento com a vice-diretora da manhã. Pela manhã transcorreu tudo perfeitamente. À tarde, às 13h15, quando cheguei na sala me deparei com uma turma dentro do local, jogando as colmeias para o alto, arrancando os cartazes, em outras palavras “destruindo”, os trabalhos expostos dos meus alunos e dos alunos das outras duas professoras. Entrei na sala, achando que não tinha professor, para minha surpresa a professora estava lá tentando organizar o local e perguntei o que estava acontecendopois naquela sala não haveria aula. A professora me colocou que não tinha sido avisada que deveria dar aula em outra sala, mas que achou estranho a sala estar daquela maneira. Ora, essa professora sabia que o dia era destinado a exposição de trabalhos e se, encontrou a sala daquele jeito, não poderia ter permitido que os alunos fizessem aquilo e sim solicitado que alguém ou ela fosse atrás de informações.
Saí dali e fui saber o que estava acontecendo, encontrei a vice-diretora do turno da tarde, relatei o fato e o que ela me falou? Que eu não tinha comunicado a ela que tal sala estava reservada para mim e que não sabia de nada. Disse que fiz o agendamento com a vice da manhã, entregando um papel com nome dos professores, sala e título do trabalho, reservando a sala tal para manhã e tarde. Percebi, então que a falta de diálogo na equipe diretiva foi o grande vilão, mais uma vez, pois não é a primeira vez que este tipo de acontecimento acontece. Tem certas atitudes dos membros da direção que nos faz pensar que a escola é fragmentada. Segundo a leitura do texto, Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências. mapa conceitual. , da interdisciplina Organização da Escola Fundamental, uma escola para atender bem a comunidade escolar e ter uma gestão democrática é essencial a participação, a solidariedade, cooperação, diálogo, incentivo, reconhecimento de seus atos, enfim, uma boa convivência entre as pessoas, o respeito mútuo ao trabalho e idéias. A escola dentro do possível e do planejado procura desenvolver um trabalho democrático, mas na quarta-feira pecou na falta de comunicação e organização do espaço. Agora já sei, na próxima vez, irei comunicar a todos na escola, desde a funcionário até a equipe diretiva, para que fatos como esse não ocorram novamente. Contudo o fato ocorrido não apagou o brilho dos alunos onde todos deram um “show” de comprometimento, interesse e conhecimento.
Referencial Teórico:
Texto: Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências: Isabel Letícia Pedroso de Medeiros e Maria Beatriz Luce
Marcadores: Estágio
1 Comments:
Que bom que nada atrapalhou o momento de demonstrar o empenho de teus alunos. Situações assim são complicadas de lidar, mas são coisas que estão num nível de problemas acima de nós, como tu mesmo pudesses observar. A circulação das informações dentro de uma equipe é fundamental para o bom andamento dos trabalhos e harmonia do grupo (sintonia). Mas tudo é um aprendizado,não é mesmo?! Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário
<< Home