Meu Cantinho

sábado, abril 24, 2010

2ª semana de estágio




Esta 2ª semana de estágio foi muito relevante porque percebi que estou desenvolvendo em meus alunos a autonomia, respeito, liberdade de escolha, interação, trocas e o prazer pela aprendizagem. Sei que ainda falta muito, mas é um grande salto, pois ao trabalhar em grupo, fui notando essas habilidades fluindo aos poucos. Trabalhar em grupo, tão simples, mas temerosa por muitos professores, inclusive eu, pois no início fiquei bastante angustiada em pensar no trabalho em grupo, pela bagunça, conversa e barulho que geralmente acontece. Isso acontece quando o trabalho não é dirigido, os alunos não sabem o porquê que estão trabalhando assim e as regras bem definidas. Ao observar a empolgação deles em trocar informações, em criar painéis discutindo qual a melhor forma para se realizar o mesmo, os materiais utilizados, como fazer e as soluções das divergências que sempre acontecem, como: "Professsora eu quero fazer um homem e a colega uma mulher". Essa foi uma colocação que um aluno me fez na realização do painel do corpo humano. Expliquei que num trabalho em grupo deve prevalecer a opinião da maioria. Então notei que começaram a fazer escolhas, votando em certas situações, respeitando e aceitando a opinião dos colegas, contrária a sua. É uma forma muito dinâmica de trabalhar onde os alunos se ajudam e buscam juntos soluções para seus questionamentos e problemas, onde as aulas se tornam muito mais motivadoras e prazerosas para a crianças.






Marcadores: