Meu Cantinho

segunda-feira, maio 10, 2010

Reflexão 4ª semana

O estágio está sendo um período de renovação em minha prática pedagógica. Como já falei anteriormente o trabalho em grupo constante e diário em minha sala de aula está sendo uma forma de trabalhar muito bom, onde os alunos podem construir novas aprendizagens através da troca, da busca de informação e sem falar na ajuda mútua, um ajudando o outro, em um trabalho cooperativo. Está sendo realmente muito compensador. Não quer dizer que eu nunca trabalhei em grupo. Lógico que já, mas não diariamente, trabalhava apenas quando tinha que confeccionar um cartaz, uma lembrancinha ou algo semelhante.
Outra renovação é o uso das tecnologias,pois esta também se tornou uma constante em minha sala de aula, a máquina fotográfica, registrando todos os momentos do dia, a pesquisa e a busca da informação, não só nos livros, mas em jornais, revistas e internet e muitas vezes sem serem solicitados, as postagens no pbworks da turma. O datashow, udado pela 2ª vez em sala de aula, um recurso que eles adoraram, por ser diferente a forma de apresentar o conhecimento, pois sai da “mesmice”, o quadro verde. Com este recurso as crianças podem visualizar a informação, as ilustrações e ouvir simultaneamente as explicações da professora, a apresentação se torna mais leve e sem falar que muitos alunos não conheciam este recurso.Realizei uma atividade esta semana onde os alunos deveriam produzir histórias matemáticas em dupla, relacionando-as a com uma tabela que foi dada. Para minha surpresa, apresentaram muita dificuldade, pois a maioria não conseguiu fazer. Não conseguiam elaborar as histórias matemáticas por completo, porque faltavam dados, não tinham sentido, faltavam o que queriam saber. Fui fazendo as intervenções devidas, lendo as produções e questionando-os sobre o que estava faltando, se tinha sentido, o que achavam que estava faltando e dando exemplos como: Se eu falasse para vocês que outro dia fui no armazém e comprei laranjas e maçãs e perguntasse quantas frutas, unidades de frutas eu comprei, vocês saberiam? Por quê? Muito bem está faltando dados. Após várias intervenções e muito esforço das duplas, foram aos poucos conseguindo fazer. Foi realizada a socialização das mesmas e cada aluno copiou e resolveu as histórias matemáticas elaboradas por eles. A socialização das histórias matemáticas foi muito importante, porque os alunos trabalharam com atividades feitas por eles, ou seja o aluno foi de fato agente de sua própria aprendizagem, deixando de lado a acomodação da professora e dos alunos, digo acomodação pelo fato de que ao levarmos só atividade prontas para aula, impediria que nosso aluno exercite sua criatividade, independência e autonomia. É mais fácil para eles, pois não precisam pensar para realizar a atividade e para nós professores que não precisamos fazer tantas intervenções. Fazendo comparação com outras aulas, como a de terça-feira, onde receberam as histórias matemáticas prontas, com a de quarta-feira, onde produziram suas histórias matemáticas, percebo porquê, nós professores preferimos dar quase tudo pronto para nosso aluno, pois são atividades que estão acostumados a realizar e não precisamos fazer tantas intervenções e para o aluno, bem melhor, orque o criar para eles, é um desafio muito grande Então percebi, com a atividade de produção de histórias matemáticas, eu desafiei meus alunos e tenho certeza que aprenderam muito mais do que recebessem a atividade pronta e também fui desafiada e entendi que dá muito mais trabalho, exige muito mais do professor e aluno, mas é o caminho para formar cidadãos críticos, autônomos e independentes.

Marcadores:

1 Comments:

Blogger mauranunes.com said...

Com certeza Ana Paula! Atividades assim realmente fazem com que os alunos se sintam autores/agentes de sua história, de suas aprendizagens. Também a utilização de várias mídias, como bem comentaste, possibilita esta participação, pois acabam por tornarem-se recursos com os quais eles mesmos podem interagir ativamente, e não somente observar passivamente! Ótimo trabalho. Bjs, Maura - tutora do SI

4:13 PM  

Postar um comentário

<< Home