Meu Cantinho

quinta-feira, outubro 14, 2010

Reflexão sobre PA 5º semestre

Este semestre foi importante porque proporcionou uma reflexão sobre nossa organização. Na interdisciplina Seminário Integrador tivemos oportunidade de realizar a atividade de organização sobre o tempo, nossas tarefas e atividades diárias. Como é importante parar, pensar, analisar e oreganizar. É difícil pararmos para organizar nosso tempo, nosso espaço e é por isso que sempre dizemos "não tenho tempo para tal coisa". Falta de organização! Por natureza sou uma pessoa organizada, por isso tenho horário para realizar minhas coisas e enquanto não as termino fico muito impaciente, nunca tinha parado para organizar meu tempo através de uma tabela, mas foi uma atividade e experiência muito boa. Outra atividade que foi muito importante para nós e está se refletindo atualmente em nosso tcc e também teve suma importância em nossa prática de estágio foi o Projeto de Aprendizagem, ou simplesmente PA. Que bicho papão! Nossa como sofri com o PA, não conseguia entender e desenvolver, achar a questão, nunca estava pronta sempre tinha que melhorar. Nossa, não foi fácil, mas conseguimos. Tanto é que meu estágio foi desenvolvido em cima de uma proposta de PA. Para evidenciar trago um recorte da postagem do meu blog sobre o PA “Não pensem que foi fácil, pelo contrário, muito difícil, muitas vezes tive vontade de jogar tudo para o alto, mas com muita persistência e discussões, chegamos na reta final, podendo dizer que este está com a nossa cara. Não está concluído, pois um PA, posso dizer que nunca termina, pois sempre temos algo a acrescentar com pesquisas e leituras.” O trabalho com Pa possibilita uma aprendizagem cooperativa e colaborativa onde os alunos vão em busca dos seus questionamentos, através de pesquisas e interações entre os envolvidos neste processo, para a construção do conhecimento. E foi com esta visão que realizei meu estágio questionando meus alunos, levando-os a buscar respostas para seus questionamentos, trabalhando em grupo favorecendo assim as trocas e interações. Mais uma evidência do trabalho em grupo retirado do meu blog: “Chegando ao final do semestre e avaliando a minha participação no PA, concluo que foi bastante gratificante, pois aprendi com muita leitura, pesquisa, troca de idéias com colegas. “(...) O PA sem dúvida é um projeto desafiador, pois quando pensamos estar no caminho certo, o que acontece? “ “Trabalhar com projetos é uma forma de intensificar as aprendizagems dos nossos alunos, fazendo com que eles busquem soluções para seus questionamentos e cresçam em seus conhecimentos.”


Realmente foi um semestre onde construí o conhecimento sobre PA e hoje estou colhendo os frutos através da aplicação no meu estágio e do tcc.

Marcadores: ,

1 Comments:

Blogger Colégio Érico Veríssimo said...

Oi Ana Paula!

Concordo contigo! Os PAs contribuíram muita para pensarmos em que concepção de ensino e aprendizagem queremos para nossas prática.
E pelo teu relato, fico muito feliz em saber que pode te auxiliar no desenvolvimento do estágio.

1:51 PM  

Postar um comentário

<< Home