Meu Cantinho

quarta-feira, outubro 20, 2010

Reflexão blog 2008/5º semestre

Revendo minhas postagens do blog em relação ao eixo V do curso lembrei de duas atividades importantes que realizamos em grupo. Uma foi a realização de um Projeto de Aprendizagem, na interdisciplina Seminário Integrador e outra atividade foi o desenvolvimento de um Projeto Temático, na interedisciplina de Psicologia Vida Adulta. Ambas foram de suma importância porque foi o pontapé inicial para a realização de nosso estágio mais adiante que deveria contemplar uma proposta pedagógica diferenciada e inovadora e sem dúvida foram. O nosso PA foi realizado em grupo sobre a relação do homem com o cão, utilizando as tecnologias de comunicação e informação. Foi um preparo muito bom onde trabalhamos com pesquisas virtuais, produção de texto de autoria, trocas entre os componentes do grupo, através de e-mails, skype, registro no pbwiki. As professoras desta interdisciplina, acredito eu, se preocuparam bastante em nos preparar tanto teoricamente como na prática em relação ao desenvolvimento de um PA, para que no futuro pudéssemos aplicar com nossos alunos no período do estágio tal atividade. E foi o que aconteceu em nosso estágio, ou pelo menos no meu desenvolvi um PA com minha turma, usando estratégia diferenciadas através das tecnologias e trabalho em grupo.
Em relação aos projetos temáticos, também foi trabalho em grupo, com o tema Síndrome do Pânico, usando os espaços virtuais para trocas e postagens. Este trabalho culminou em minha primeira apresentação fora do meu ambiente profissional e escolar, pois foi uma apresentação no 4º Salão de graduação e 5º Salão de Educação a Distância da UFRGS.
O projeto temático e o PA são atividades que são desenvolvidas de forma cooperativa e colaborativa, desenvolvendo a criticidade, autonomia e interação entre os envolvidos neste trabalho.
Acredito que estou no caminho certo em busca de inovações para minha prática pedagógica, começando com o Pead que me proporcionou a oportunidade de construir uma aprendizagem sólida, através de um curso inovador voltado para as tecnologias para uso e aplicação no futuro. Esses frutos estou começando a colher com a prática do estágio e com certeza com a continuidade no futuro.

Marcadores: ,