Meu Cantinho

quinta-feira, outubro 28, 2010

Reflexão 6º semestre

Este semestre foi sem dúvida importante para minha aprendizagem, começando com um desafio muito grande: a filosofia. Quando me deparei com esta interdisciplina fiquei apavorada porque nunca gostei da filosofia deve ser porque na época era muito nova e imatura, não gostava de pensar e refletir sobre os textos que achava chatos e densos. Foi bem interessante também porque a professora nos deu algumas dicas de como trabalhar a filosofia com nossos alunos. A partir desse semestre passei a ter outro olhar para a filosofia, comecei a refletir sobre os textos e a viajar pela história dos tempos.
Outro ponto importante neste semestre foram as interdisciplinas de pessoas portadoras de necessidades especiais e étnico-raciais, onde percebi o quanto aprendi e refleti sobre as questões de inclusão escolar e social, tratando da discriminação.
Constatei o quanto nossos alunos sofrem discriminação social, começando pela nossa sociedade. O governo faz as leis, mas não as cumpre. Não oferecem condições para que crianças portadoras de necessidades especiais tenham uma aprendizagem digna com recursos e professores especializados.
O descaso do poder público é muito grande, tanto na realização das obras necessárias como na fiscalização, deixando muitas vezes as grandes soluções destes problemas para a comunidade escolar que acaba arcando com as responsabilidades, com a criatividade e boa vontade
Tinha e confesso que ainda tenho medo de pegar uma turma com alunos portadores de alguma deficiência, mas após este semestre me sinto mais tranqüila, mas como disse o medo ainda me ronda. Com as aula dessa interdisciplina tive um olhar mais voltado para estas crianças que não tem culpa nenhuma e acreditam que ao entrar em uma sala de aula de ensino regular irão encontrar professores aptos e com formação compatível para atendê-los.
Acredito que muitos professores, como eu, pensam nestas questões e estão dispostos a oferecer o máximo de si para melhorar esta situação, indo em busca de formação adequada para no momento oportuno possam vencer tais desafios.
Em relação a discriminação foi um ano importante, pois casualmente em minha sala de aula eu tinha várias pessoas negras e com os aprendizados que tive no semestre na disciplina étnico-raciais, pude intervir em vários momentos de atrito em sala de aula e conscientizar os próprios alunos negros a se aceitarem e respeitarem sua raça.
Em relação as postagens no blog, noto que estão mais centradas em relação as interdisciplinas. As postagens acontecem semanalmente e todas são relacionadas a nossa prática pedagógica.