Meu Cantinho

sexta-feira, novembro 19, 2010

O Estágio

Lendo e analisando as postagens referente ao estágio, reflito e concluo que realizá-lo foi um aprendizado muito significativo para minha vida profissional. Nesta experiência consegui vivenciar práticas em sala de aula, as quais eu julgava praticamente impossível em termos resultados positivos, porém, no estágio, lancei mão dessas prática, como exemplo cito o trabalho em grupo, e através dessa dinâmica mudei minha concepção de educadora, pois antes acreditava que o aluno precisava de silêncio e concentração para aprender, mas com o estágio, no meio do “barulho” que a turma fazia por estar trabalhando em grupo, percebi que o aprender pode ser um ato solidário, onde as trocas e cooperação potencializam as aprendizagens dos alunos. Onde a união de todos, o ‘barulho” da turma é um sinal de que o que estou propondo a eles está sendo motivador, pois quando observava meus alunos trabalhando em meio  a “bagunça’ percebia que aquilo que antes eu pensava ser bagunça, era a expressão da grande interação, motivação e interesse que os alunos estavam demonstrando com relação à aprendizagem. Isso foi para minha vida profissional, um marco muito importante, pois hoje consigo visualizar com clareza a profissional de antes de depois do estágio. A de antes bastante tradicional e que acreditava na aprendizagem como sendo algo bastante individualizado e a de hoje que consegue perceber a aprendizagem como sendo um  uma constante de trocas e interações.

Marcadores: ,