Meu Cantinho

quinta-feira, novembro 11, 2010

Reflexão 2009/7º semestre

Lendo e analisando as postagens do eixo VII onde tivemos interdisciplinas importantíssimas para nossa carreira e prática pedagógica, entre elas cito a de Didática, Planejamento e Avaliação. Digo que esta foi muito importante para mim,principalmente porque no outro semestre iria realizar o estágio supervisionado e poderia mais uma vez contemplar aprendizados da referida disciplina. Como foi importante rever os conceitos de planejamento, avaliação e escrita e leitura. Utilizei muito na prática do estágio a avaliação,onde foi processual, avaliando todo o crescimento do aluno, todo seu processo de conhecimento. Trabalhei com um PA, contemplndo todas as área do conhecimento, trabalhando de forma globalizada e levando em conta os interesses dos alunos, levando-os a serem mais críticos, criativos, autônomos e seres pensantes. Todas estas habilidades foram trabalhadas durante o curso e com muita intensidade neste semestre.
Conforme postagem do blog “ Como já disse e escreveu Paulo Freire “A leitura do mundo precede a leitura da palavra, a gente lê o mundo à medida que o interpreta”. Isso acontece há muito tempo, antes mesmo do surgimento da escrita, os homens inicialmente interpretaram o seu próprio contexto para então inventarem e lerem a palavra, comunicando-se através dela no seu mundo. O método proposto por Paulo Freire faz com que o educando torne-se um sujeito histórico sonhador, crítico, questionador, reflexivo, que lê o seu mundo, e a partir desta leitura transforma a sua realidade, e não se vê mais como uma pessoa ignorante e incapaz, mas adquire auto-estima para levantar a cabeça e seguir em frente lendo as palavras do seu mundo e de outros mundos.
Desse modo as crianças chegam até a escola com uma bagagem muito grande, ou seja, o conhecimento prévio e o professor deve considerá-lo. Esse foi um aprendizado que eu tive durante o curso, levar em conta os interesses dos alunos, trabalhar temas de seu interesse, atividades diferenciadas que os motivassem à busca do saber.

Marcadores: ,