Retrospectiva 7º semestre
Lendo as postagens do eixo VII do curso percebi a importância do papel do professor na sua prática pedagógica frente ao seu aluno. Este semestre foi baseado na linguagem que o ser humano possui e traz para dentro do contexto escolar.
Quando nosso aluno chega à escola ele já traz consigo uma bagagem muito grande de conhecimento que, na maioria das vezes, não é levado em conta pelo professor, isto é a escola não leva em conta o conhecimento prévio que o aluno possui.
Conforme postagem do meu blog: “Os alunos, antes mesmo de ingressarem em uma instituição de ensino já fazem a leitura do seu próprio mundo, a escola que “alfabetiza conscientizando”, como nos traz Frei Beto, além de considerar esta leitura, deve ampliá-la através do processo educativo, o qual se torna efetivamente significativo aos educandos com temas que dêem sentido à sua aprendizagem, que sejam um motivo para esse processo e fecundem a proposta, mobilizando os alunos a construírem e produzirem o seu conhecimento.”
Este foi o objetivo deste 7º semestre mostrar a nós educadores que devemos levar nosso aluno a construção do seu conhecimento, levando em conta o que o aluno pensa e deseja para si, tornando-o um ser pensante, crítico e autônomo. Valorizando assim as diferentes formas de linguagens no meio escolar.
Quando nosso aluno chega à escola ele já traz consigo uma bagagem muito grande de conhecimento que, na maioria das vezes, não é levado em conta pelo professor, isto é a escola não leva em conta o conhecimento prévio que o aluno possui.
Conforme postagem do meu blog: “Os alunos, antes mesmo de ingressarem em uma instituição de ensino já fazem a leitura do seu próprio mundo, a escola que “alfabetiza conscientizando”, como nos traz Frei Beto, além de considerar esta leitura, deve ampliá-la através do processo educativo, o qual se torna efetivamente significativo aos educandos com temas que dêem sentido à sua aprendizagem, que sejam um motivo para esse processo e fecundem a proposta, mobilizando os alunos a construírem e produzirem o seu conhecimento.”
Este foi o objetivo deste 7º semestre mostrar a nós educadores que devemos levar nosso aluno a construção do seu conhecimento, levando em conta o que o aluno pensa e deseja para si, tornando-o um ser pensante, crítico e autônomo. Valorizando assim as diferentes formas de linguagens no meio escolar.
Marcadores: Portifólio, Seminário integrador IX
1 Comments:
Oi Ana!
Não trouxestes na tua postagem quais foras as inter trabalhadas neste semestre e quais as contribuições/aprendizados elas trouxeram. Podemos aprofundar esta postagem, não achas?
Abraços,
Vanessa
Postar um comentário
<< Home